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Autoras do Blog, as estudantes de Pedagogia:
Alessandra Patrícia A. B. Souza,
Cícera Maria S. Soares, Claudinéia D. Meira,
Cristiane Paixão S. Durigan, Maria Marta D. C. Carvalho, Naysa Helena Pereira, Patrícia Alves S. Carvalho,
Patrícia Monique S. S. Azevedo.

sexta-feira, 17 de maio de 2013



Professores devem ensinar maneiras variadas de ler diferentes gêneros de textos, diz especialista.


A representante do Cenpec, Elaine Oliveira Teixeira, explica outras formas de mediar a leitura.


Mediar leitura é dar um encaminhamento ao aluno de como determinado texto deve ser lido. Quem explica é a representante do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Elaine Oliveira Teixeira, que ressalta a importância de elaborar um plano de leitura, antes de repassá-la ao estudante:

— A gente tem diversos tipos de textos, como um romance e um jornalístico, por exemplo, mas que são lidos pelos alunos da mesma maneira, e não deveriam. Falta uma mediação, que não é feita por boa parte dos professores, que apenas dizem: leia este texto — ressalta Elaine.

Por isso, o professor deve ler conteúdos diferentes de modos diferentes. Este papel não fica restrito apenas ao docente de português ou de literatura. Mediar a leitura também pode e deve ser uma prática em outras áreas de conhecimento, como a matemática.
 
Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS 
                                                        Mediar é tornar a leitura compreensível à pessoa
                                                           Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS

Trabalhar enunciados faz parte da mediação


A representante do Cenpec esclarece que educadores dessa área podem trabalhar principalmente os enunciados, que muitas vezes não vêm bem escritos, o que dá abertura a mal entendidos.

— É aquela piada que corre a internet, do enunciado que diz encontre o X do problema abaixo e o aluno circula a letra X. Não é que aluno não entenda, mas ele faz simplesmente aquilo que o enunciado diz para ser feito — ilustra.

Elaine diz que um professor de matemática, por exemplo, pode explorar os conceitos das operações, como subtração e adição. Os problemas podem mostrar situações que levem o aluno a refletir sobre o cálculo, em vez de simplesmente somar ou subtrair.

 
DIÁRIO CATARINENSE

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