Professores
devem ensinar maneiras variadas de ler diferentes gêneros de textos, diz
especialista.
A representante do Cenpec, Elaine Oliveira
Teixeira, explica outras formas de mediar a leitura.
Mediar
leitura é dar um encaminhamento ao aluno de como determinado texto deve ser
lido. Quem explica é a representante do Centro de Estudos e Pesquisas em
Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Elaine Oliveira Teixeira, que
ressalta a importância de elaborar um plano de leitura, antes de repassá-la ao
estudante:
— A gente
tem diversos tipos de textos, como um romance e um jornalístico, por exemplo,
mas que são lidos pelos alunos da mesma maneira, e não deveriam. Falta uma
mediação, que não é feita por boa parte dos professores, que apenas dizem: leia
este texto — ressalta Elaine.
Por isso,
o professor deve ler conteúdos diferentes de modos diferentes. Este papel não
fica restrito apenas ao docente de português ou de literatura. Mediar a leitura
também pode e deve ser uma prática em outras áreas de conhecimento, como a
matemática.
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS
Trabalhar enunciados
faz parte da mediação
A
representante do Cenpec esclarece que educadores dessa área podem trabalhar
principalmente os enunciados, que muitas vezes não vêm bem escritos, o que dá
abertura a mal entendidos.
— É
aquela piada que corre a internet, do enunciado que diz encontre o X do
problema abaixo e o aluno circula a letra X. Não é que aluno não entenda, mas
ele faz simplesmente aquilo que o enunciado diz para ser feito — ilustra.
Elaine
diz que um professor de matemática, por exemplo, pode explorar os conceitos das
operações, como subtração e adição. Os problemas podem mostrar situações que
levem o aluno a refletir sobre o cálculo, em vez de simplesmente somar ou
subtrair.
DIÁRIO CATARINENSE
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