Objetivos
- Reconhecer brinquedos com os quais
brincam ou objetos utilizados em casa e analisar os processos de transformação.
- Planejar e construir objetos ou
brinquedos a partir de materiais diversos.
- Organizar o pensamento e registrar as
descobertas vividas.
- Produzir um diário com registro de
idéias e texto instrucional de como transformar algum objeto num brinquedo, engenhoca
ou outro objeto a ser utilizado.
- Investigar o funcionamento dos objetos
e brinquedos que observam.
- Questionar, refletir, agir e interagir
com os colegas buscando encontrar respostas para os desafios.
- Compreender a evolução e a história
das invenções humanas, motivadas pela curiosidade, pela necessidade ou por um
desejo de maior conforto.
Conteúdos
específicos
- Participar de atividades que envolvam
processos de confecção de objetos.
- Procedimentos de pesquisa ¿ coletar
informações em diferentes fontes de pesquisa (livros, vídeos, postais, obras de
arte, jornais, revistas).
- Reconhecer características de alguns
objetos e criar outros a partir do material disponível.
- Planejar pequenos projetos de
construção.
- Identificar as transformações e
refletir sobre o porquê ocorrem.
Ano
1º ano
Tempo
previsto
4 meses
Materiais
necessários
- Almanaques, livros, revistas
- Pedaços de tecido, madeira, tubos de
PVC, sucatas de papelão e embalagens plásticas
- Diversos tipos de papel, lápis de
desenho, fitas adesivas, tinta guache, giz de cera, palitos, lã, barbante,
canudos, etc.
- Livros de histórias, gibis, almanaques
com personagens (fictícios e reais) inventores: Professor Pardal, Franjinha,
Visconde de Sabugosa, Leonardo da Vinci, Santos Dummont, entre outros.
Desenvolvimento
das atividades
1. Inicie o projeto pedindo às crianças
que tragam um brinquedo. Proponha uma reflexão a partir de perguntas como:
Vocês sabem do que estes brinquedos são feitos? Será que seus pais ou avós
brincavam com brinquedos deste mesmo tipo?
2. Escolha na roda de alunos brinquedos
que sofreram transformações com o tempo: Será que este carrinho sempre foi
assim? Vocês imaginam um carrinho de brinquedo com outro material? Será que
nossos avós brincavam de carrinho? E as bonecas? Será que sempre foram assim de
plástico?
3. Leia o livro "Eu me
lembro", de Gerda Brentani. A partir das imagens e da leitura proponha que
as crianças pesquisem e tragam para a escola brinquedos e objetos dos avós ou
outros familiares. Você poderá organizar um pequeno museu, com o intuito de que
as crianças percebam as transformações ocorridas com o passar do tempo.
4. Disponibilize livros e pesquisa de
imagens para que as crianças pesquisem outros objetos que sofreram
transformações. A leitura do livro "Lolo Barnabé" de Eva Furnari pode
suscitar uma discussão interessante sobre os produtos que surgem de acordo com
a necessidade e curiosidade humana.
5. Inicie uma conversa sobre como as
pessoas fazem para ir de um lugar ao outro? Que meios de transporte utilizam?
Será que o carro sempre foi assim? E será que os aviões sempre existiram? Quem
inventou o avião? E por que será que inventaram o avião?
6. Pesquisem sobre a invenção e a
importância da roda, proponha experiências de tentar mover objetos sem o uso da
roda. Peça que as crianças façam uma pesquisa sobre como surgiu o avião. Você
poderá propor que registrem as descobertas em forma de escrita ou desenho e
expô-las num painel.
7. A partir da leitura em capítulos do
livro "Diário do Capitão Arsênio", de Pablo Bernasconi proponha uma
"brincadeira" de analisarem o projeto maluco do Capitão Arsênio: Será
que ele consegue voar desta maneira? O que não vai dar certo? E o que vocês
acham possível?
8. Analise os registros do diário do
Capitão - há desenhos, pequenas legendas, enfim, há um planejamento do projeto.
Será que todas as invenções passam pelo mesmo processo? É importante que as
crianças possam perceber que a criação e a mudança dependem, muitas vezes, de
um planejamento.
9. Assistam à história "O pequeno
Alquimista". As crianças terão a oportunidade de acompanhar a trajetória
feita pela personagem principal para a invenção de engenhocas malucas.
10. Proponha às crianças a elaboração de
um brinquedo a partir de pedaços de madeira, sucata, tubos de PVC, papelão,
entre outros materiais. Para isto é importante que as crianças sejam
estimuladas a observar outros brinquedos e engenhocas dos livros mencionados na
bibliografia. Antes da criação é importante oportunizar que as crianças
escolham o que querem criar, façam esboços do projeto, testem e verifiquem se
algo precisa ser modificado.
11. Organizem uma exposição dos objetos
ou brinquedos criados a partir de outros materiais para outros colegas da
escola.
Produto
final
Exposição de objetos ou brinquedos
criados a partir de materiais diversos, das transformações de alguns objetos ao
longo do tempo e dos esboços de criação baseados na produção do Diário do
capitão Arsênio.
Avaliação
Ao final do projeto espera-se que a
criança seja capaz de:
- Perceber as transformações ocorridas
nos objetos e brinquedos ao longo do tempo
- Buscar, relacionar, valorizar e saber
fazer uso das diferentes fontes de pesquisa e informações utilizadas ao longo
do projeto.
- Realizar pesquisas apoiadas em
leituras de imagens e/ou textos informativos lidos pelo educador.
- Registrar através de desenhos, ou
pequenos textos as etapas de pesquisa, esboço de idéias e etapas da construção
de seus inventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário