Objetivos
- Familiarizar-se com o gênero
expositivo.
- Aprender procedimentos de revisão.
- Reconhecer as características de
fichas técnicas e produzi-las para um mural a ser exibido na escola.
Conteúdos
- Produção textual (textos
informativos).
- Procedimentos de pesquisa.
- Revisão.
Anos
1º e 2º anos.
Tempo
estimado
Três meses.
Material
necessário
Enciclopédias e revistas de informação,
tesoura, cola, cartolina, canetinhas e papéis.
Flexibilização
Expor cartazes na sala ajuda a explicar
ao aluno com deficiência auditiva o que é animal em extinção. Para a produção
do texto informativo, faça um esquema prévio com seu aluno surdo a respeito do
tema e, se necessário, estenda o tempo da atividade, para que ele finalize a
escrita do texto em casa. Na divisão dos grupos, coloque o aluno com
deficiência auditiva junto de crianças que se concentrem mais facilmente. A
colaboração dos colegas é importantíssima para que o grupo tenha resultados
satisfatórios e para esclarecer as possíveis dúvidas do colega com deficiência.
No momento de fazer a ficha técnica é fundamental mostrar outras fichas para
exemplificar. Faça, também, a comparação com outros tipos de texto a partir da
leitura feita em conjunto com os alunos. Anote no quadro todas as observações
resultantes da conversa em sala. Se necessário, use um intérprete de libras.
Para a montagem do mural, mais uma vez, mostre exemplos e sugira boas formas de
organizar as fichas e demais produções. Ao final, avalie se o aluno conseguiu
obter informações corretas e se acompanhou o projeto junto do grupo.
Leia
mais sobre produção de texto
Desenvolvimento
1ª
etapa
Inicie o trabalho convidando a turma a
pesquisar informações sobre animais em extinção e a compartilhar o que
descobrirem com a comunidade escolar e com as famílias, organizando um mural
informativo. Explique que o desafio é organizar as informações em fichas
técnicas.
Flexibilização para deficiência auditiva
Anexe cartazes na sala de aula ampliando
para o aluno e para o grupo conhecimentos sobre o tema.
2ª
etapa
Para que os estudantes escrevam um texto
informativo, eles precisam antes consultar bons modelos para se familiarizar
com o gênero e com suas particularidades. Aborde esses aspectos pedindo que
eles tragam de casa livros, fotos e reportagens que julguem interessantes sobre
animais em extinção. Amplie esse acervo agregando ao material providenciado por
eles enciclopédias, livros, revistas e sites que contenham informações sobre o
assunto, cuidando para que fichas técnicas apareçam também, pois elas serão uma
referência para o trabalho da turma.
3ª
etapa
Organize situações de
leitura,conversando com a garotada sobre como os textos estão organizados,
quais tipos de informação eles trazem, de que modo os dados são descritos
e quais são os termos mais recorrentes.
Flexibilização
para deficiência auditiva: Peça auxílio do AEE
para que, antecipadamente, conte ao aluno, utilizando a linguagem de libras, as
informações dos textos. Em classe, o professor deve sempre falar de frente para
o aluno e vale uma explicação individual sobre a ficha. Um exemplo dela também
pode ficar anexado na parede da sala de aula.
4ª
etapa
Depois da familiarização com os
materiais, é hora de se debruçar sobre eles para selecionar informações. Divida
a garotada em grupos e distribua os materiais para pesquisa. Aborde a
importância de procedimentos como busca, seleção e anotação das informações
relevantes, rediscutindoos até que o resultado da pesquisa seja considerado
satisfatório.
Flexibilização
para deficiência auditiva:
Priorize
grupos menores para facilitar a participação do aluno.
5ª
etapa
É hora de usar as informações levantadas
pelo grupo para a elaboração das fichas técnicas. Para isso, preveja momentos
de escrita tanto em grupo como individualmente e cuide para manter bons modelos
ao alcance das crianças. A comparação e a referência a exemplos de fichas
técnicas, assim como o retorno aos textos para recuperar e ampliar as
informações, são sempre válidas.
6ª
etapa
Organize uma ou mais sessões de revisão
coletiva para que sirvam de modelo para a atuação futura dos estudantes com
todas as fichas produzidas. Destaque todos os aspectos que precisam ser
revisados: organização da linguagem, ortografia, qualidade e validade das
informações.
Flexibilização para deficiência auditiva
Caso o aluno ainda não seja alfabético,
ele poderá fazer a revisão dos nomes dos animais em cada texto, tendo em mãos
fichas com os nomes escritos e uma figura do animal ao lado.
7ª
etapa
É hora de a turma revisar o texto e a
estrutura das fichas técnicas. Divida as crianças em duplas e distribua o
material. Circule pela sala a fim de orientar os alunos e apontar possíveis
equívocos, questionando as decisões deles.
8ª
etapa
Apresente as imagens de murais para
servirem de exemplo a fim de que a garotada saiba como montar um. Alerte para a
necessidade de ilustrações, título e o tamanho das letras das fichas para
favorecer a leitura, tendo sempre em vista as especificidades do público.
9ª
etapa
Oriente os alunos para ilustrarem todas
as fichas. Recorra ao material consultado nas etapas anteriores para que as
crianças usem as fotos como referência e modelo. Por fim, reúna o material e,
com auxílio das crianças, organize o mural.
Produto
final
Mural de fichas técnicas sobre animais
em extinção.
Avaliação
Durante todo o projeto, avalie, nas
falas e nas produções das crianças, se elas conseguiram obter informações
corretas e suficientes em tabelas e esquemas, transpondo-as adequadamente para
o mural. É importante também analisar como se deu o processo de revisão: é
esperado que os estudantes tenham se apropriado do vocabulário aprendido
durante a pesquisa e que organizem as informações sobre os animais em fichas
técnicas seguindo os exemplos consultados.
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